Encontro

A Palavra que Transforma

Oração Inicial:
Senhor, Creio que tua palavra é Vida, que ela gera a tua vida em mim. Por isso quero agora me comprometer a ler, meditar e vive-la todos os dias.
Dai-me, Senhor a luz do Teu Espírito, para que ele revele em mim a tua verdade e transforma o meu coração.
Amém
Após a oração, quatro crianças entram em procissão, com a Imagem da Mãe Peregrina, a Bíblia e a Vela. Após uma delas proclamará o Salmo 118 (15-20)
15Sobre os vossos preceitos meditarei, e considerarei vossos caminhos. 16Hei de deleitar-me em vossas leis; jamais esquecerei vossas palavras. 17Concedei a vosso servo esta graça: que eu viva guardando vossas palavras. 18Abri meus olhos, para que veja as maravilhas de vossa lei. 19Peregrino sou na terra, não me oculteis os vossos mandamentos. 20Consome-se minha alma no desejo perpétuo de observar vossos decretos.

Dinâmica:
Material: giz, esponja, frasco sem tampa, um recipiente transparente com água.
Desenvolvimento: Colocar o giz na água, retira-lo perguntar as crianças qual o estado giz (estará molhado), quebra-lo e mostrar as crianças que ele absorveu pouco água, somente na parte externa e que rapidamente, perderá o que absorveu.
Em seguida coloque o frasco sem tampa no recipiente com água, perguntar o que aconteceu em seguida mostrar que ele se encheu de água, mas basta vira-lo que ele perde tudo. Posteriormente coloque na água a esponja, questione a respeito do que aconteceu, mostre que a capacidade de absorção da esponja é muito grande e mesmo diante de situações complicadas ela não se seca por completo.
Conclusão: Que tipo nós somos? Relacionando a água a palavra de Deus, o que somos? O giz, que absorve pouco e logo a esquece? O frasco, que armazena muito, não absorve nada e quando exposto a situações difíceis fica sem nada? Ou somo a esponja, que absorve, distribui e mesmo diante das situações adversas, resiste?

Gesto Concreto:
Escrever 5 linhas a partir da pergunta: O que é a Bíblia para Você?

Oração Final: Salve Rainha

voltar