Bíblia: registro de amor dialogal de Deus com a humanidade


Belo Horizonte (MG), 1/9/2005 - 16:28


A revelação divina é um processo contínuo da comunicação de Deus com a humanidade. Cristo é o centro e a plenitude. "A Revelação divina chega até nós através da Sagrada Escritura, dentro da tradição viva da Igreja, recebida dos Apóstolos." (CR, 83.)

A catequese deve buscar o seu conteúdo na fonte da Revelação divina, utilizando, sabiamente, a Sagrada Escritura e os testemunhos da Tradição viva da Igreja." (CR, 84.)

A Palavra de Deus, na Bíblia, vem iluminando a caminhada do povo de Deus, em cada geração, em cada circunstância da História. Ela é atual, viva e eficaz. (Hb 4,12). Com sua leitura, encontramos critérios para o discernimento e o agir na realidade, quando somos comprometidos com o Projeto de Deus, na construção de uma sociedade que saiba viver a justiça, a Solidariedade e o Amor fraterno.

A Revelação divina está acontecendo hoje. A criação, os fatos históricos, a vida e a Bíblia mostram-nos a eterna novidade do Amor do Pai, que quer homens e mulheres construindo a Paz na família, na sociedade, no trabalho e no lazer.

Vocês são a Luz do mundo...(Mt 5, 13)Nós, cristãos, temos de conhecer, acolher em nosso coração e testemunhar a nossa Fé em Jesus, nosso Salvador. Suas palavras iluminam a nossa vida, respondem aos nossos questionamentos, diante dos desafios da vida. A proposta de sociedade que Jesus nos apresenta com os seus ensinamentos e na realização de sua missão, mostra-nos claramente qual deve ser a nossa prática, a nossa ética, nas relações sócio-políticas, familiares, religiosas.

A leitura da Bíblia ajuda-nos a perceber, assumir e a viver a Palavra de Deus presente em nossa vida, hoje. Anima-nos para uma vida melhor. Para uma leitura frutuosa da Bíblia, além da disponibilidade interior para a acolhida à Palavra divina, é necessário fazer dois caminhos: - do hoje para o passado - do passado para hoje. Como?

1º caminho: do hoje para o passado

A Ciência é um riquíssimo instrumento. A Igreja cuida não somente da iniciação bíblica, mas da especialização, utilizando-se dos recursos científicos para o conhecimento seguro das Sagradas Escrituras. O potencial da razão, a característica específica do ser humano, e a Ciência avançam sempre mais.

2º caminho: do passado para hoje

Procura a realidade em que o texto foi produzido e seu sentido espiritual, a mensagem.
Descobre o que Deus nos diz, hoje, com este texto de ontem.
O ambiente próprio para a oração e os critérios da fé são indispensáveis
Algumas atitudes necessárias ao ler um texto bíblico

Compromisso com a Sociedade.
Ter presente seus problemas, desafios e o conhecimento dos fatos que ameaçam a vida e enfraquecem a nossa fé. Agir...
Certeza: o mesmo Deus que, no passado guiou o povo de Israel e a ele se revelou, chegando à plenitude em Jesus Cristo, é o mesmo Deus da Vida. Nós somos, hoje, os destinatários da Revelação divina, tendo Jesus como caminho, Verdade e Vida. Vamos ouvi-los.
Respeito: Não manipular o texto bíblico para justificar preconceitos...
Não reduzir o seu sentido. O texto bíblico abre e alimenta o nosso diálogo com Deus e fermenta a verdadeira fraternidade.
Vamos assumir a leitura comprometida da Palavra de Deus, em nossa vida? É um investimento que ultrapassa máximo de riquezas naturais.

Bíblia: casa de Deus

Oração
Senhor, nossas palavras são demasiado pobres
para agradecer-te o maravilhoso dom
de tua Palavra-escrita, que, ultrapassando
os limites do tempo,
continua a falar-nos
da Fé que dá sentido a vida,
da Alegria qe abre os corações,
do Amor que nos faz irmãos.

Concede-nos, Senhor, grande amor pela Bíblia
Queremos aproximar-nos deste livro
com fé
para que saibamos encontrar
em suas páginas sagradas
a resposta aos nossos problemas,
o amor que une a família, a paz de que o mundo precisa.
Ensina-nos, Senhor, a ler a Bíblia com respeito, humildade e fé.
Queremos colocá-la em nossas casas
para que seja Luz que ilumina,
Palavra que acalma,
Presença viva de amor!

Nós te pedimos, ó Pai, que o homem de hoje,
Cansado e insatisfeito,
Tenha a coragem de aproximar-se da
Bíblia
Para encontrar nela o Caminho
a Verdade ,
a Vida.
Amém!

(Frei Patrício Sciadini)


Coluna Catequese de Ir. Jovelina de Lourdes Pereira - Sacramentina de Nossa Senhora, publicada no Jornal O Lutador nº 3524 de 01 a 10 de seembro/2005
www.olutador.org.br


Fonte: Jornal O Lutador

voltar