Às 17h50, horário de Roma, (12h50 de Brasília) sai fumaça branca da Capela Sistina no Vaticano, anunciando que havia sido escolhido no novo Papa. Quinze minutos depois, os sinos da basílica de São Pedro confirmaram e, por volta das 13h40 (Brasília), o protodiácono anunciou: "Habemus Papam" (Temos Papa). O Cardeal alemão Joseph Ratzinger, então, apareceu numa janela do Vaticano e pronunciou o "urbi et orbi" (bênção a Roma e ao mundo).

 

Biografia

Joseph Ratzinger, o novo Papa, é alemão e completou no último sábado, 16 de abril, 78 anos.

Bento XVI era o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, presidente da Pontifícia Comissão Bíblica e da Pontifícia Comissão Teológica Internacional, além de decano do Colégio Cardinalício.

Natural de Marktl am Inn (Passau). No dia 29 de junho de 1951 foi ordenado sacerdote e, no dia 24 de março de 1977. Durante os últimos anos de vida de João Paulo II, Ratzinger cuidou de muitas das funções do sumo pontífice como líder da Igreja Católica.

Em várias ocasiões, Ratzinger declarou que gostaria de se aposentar em uma vila na Baviera e se dedicar a escrever livros. Mas, recentemente, disse a amigos que estava pronto para "aceitar qualquer responsabilidade que Deus colocasse sobre ele." Depois da morte de João Paulo II, no dia 2 de abril, Ratzinger deixou sua função como encarregado da Congregação para a Doutrina da Fé. O alemão se comunica em dez línguas e recebeu sete doutorados honorários.

É considerado um excelente pianista e tem preferência por obras de Beethoven (1770-1827). Ratzinger é o oitavo sumo pontífice alemão do Vaticano.

Primeiras Palavras

Em suas primeiras palavras aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro, o cardeal alemão Joseph Ratzinger, eleito novo papa e que escolheu o nome de Bento XVI, falou:

"Queridos irmãos e irmãs, depois do grande Papa João Paulo II, os cardeais elegeram a mim, um simples e humilde trabalhador na vinha do Senhor. Na alegria do Senhor ressuscitado e, confiante na sua ajuda permanente, vamos à frente... O senhor nos ajudará e Maria, Sua Mãe, estará ao nosso lado".

Envie uma mensagem para o nosso Papa

O site oficial do vaticano (www.vatican.va) disponibilizou o seguinte endereço de e-mail para que enviemos nossa mensagem à Bento XVI o e-mail é bentoxvi@vatican.va

* * *

Nós da Catequese Infantil pedimos a Deus para que ele sempre esteja ao seu lado, o guiando na condução do seu rebanho. Que Maria sempre interceda por nosso Papa.

Vitor Toffoli
Catequista
(Adaptado para o site da Catequese Infantil, 
fonte:www.cancaonova.com)
voltar